sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Descobrindo Porto Seguro





Hoje vou postar uma nova viagem, que fizemos em 2011. Voamos direto de Belo Horizonte com a  AZUL para Porto Seguro no final de agosto. A temperatura era de 26 graus. O voo durou cerca de uma hora.  Na verdade Porto Seguro não nada daquilo que o povo fala. O aeroporto não é ruim, mas a cidade tem pouca infraestrutura. Na sala de desembarque os banheiros são minúsculos, o que causa desconforto ao passageiro, pois cabem no máximo três pessoas apertadas. O pior de tudo é que todos os voos chegam no mesmo horário, então ocorre um congestionamento.

AEROPORTO DE PORTO SEGURO - UM POUCO PRIMITIVO



VISTA PARCIAL DA CIDADE

Não há transporte público que passe pelo aeroporto. Se você chega e tem malas provavelmente terá que pegar um táxi. Outra possibilidade é esperar por uma van, que passa de tempos em tempos. Na verdade não sei como funciona o sistema de vans e ninguém sabe informar muita coisa.

Nós andamos um pouquinho e pegamos um ônibus urbano, que ia para a Passarela do Álcool.

PASSARELA DO ÁLCOOL

Descemos aí e fomos andando até nossa pousada. Não era longe. O problema maior em Porto Seguro é que as ruas não possuem placas de identificação. Para falar a verdade, nem os moradores sabem o nome das ruas.
Você tem que conhecer a cidade alta. Passeio obrigatório.

CIDADE ALTA

IGREJA NA CIDADE ALTA




VISTA DA COSTA DO DESCOBRIMENTO
MARCO DO DESCOBRIMENTO - É POSSIVEL QUE O MARCO TENHA VINDO
NA EXPEDIÇÃO DE DUARTE COELHO EM 1503
FAROL NA CIDADE ALTA TRAZIDO DE PORTUGAL EM  1503



Ficamos em uma pousada localizada em uma região muito tranquila, não muito longe da rodoviária e próxima do acesso à cidade alta. Era exatamente o que procurávamos, pois queríamos um bom custo/benefício. A diária custou R$ 60 reais o casal e não foi cobrada nenhuma taxa extra(NEM ISS OU TAXA DE TURISMO). O café da manhã foi muito bom. O quarto não era grande coisa, móveis velhos e geladeira também. O banheiro era novo e estava bom.
CAFÉ DA MANHÃ COM PÃO DE QUEIJO QUENTINHO


NOSSA POUSADA



A praia em Porto Seguro  não é bonita, até porque quase não existe praia. A cor também  é meio marrom em determinados locais, mas a cidade é agradável e tranquila fora de temporada.
CENTRO DA CIDADE



Como nossa viagem foi de apenas um dia, não pudemos explorar muito a região, mas no outro dia de manhã fomos conhecer Arraial d’Ajuda. Arraial é muito simpática, lá estão as praias melhores e você vai de balsa (paga a ida e volta de graça). O preço da viagem foi  três reais por pessoa. A balsa é meio improvisada. Precisam melhorar neste quesito.
Em Arraial há várias lojinhas onde pode-se comprar artesanato local.

 ARRAIAL D'AJUDA

PRAIA EM ARRAIAL

Como em outras viagens utilizamos somente o transporte público. Em Porto Seguro parece que turista  não anda de ônibus, pois o povo local observa demais as pessoas.
Na cidade há várias opções de restaurantes. Há também um Mc Donald's.
Tomamos um sorvete muito gostoso em uma sorveteria que faz promoção às terças-feiras, então o cliente paga a metade do preço.
AQUI ESTÁ A CARAVELA PARA TERMINAR ESTA VIAGEM!